Arranque do motor
O sistema de encravamento do motor de arranque permite o arranque do motor apenas quando a transmissão está em neutro ou quando está uma mudança engrenada com a embraiagem desengatada (manete da embraiagem apertada).
-
Realizar as inspeções pré-viagem. Consultar a Generalidades. Prender adequadamente qualquer carga.
-
Montar o motociclo e colocá-lo na posição completamente vertical. Recolher o suporte lateral.
-
Rodar a chave de ignição para a posição LIGAR.
-
Colocar o interruptor de marcha/paragem do motor para a posição de MARCHA.
-
Engrenar a transmissão em neutro.
-
Aplicar os travões dianteiros. Desengatar a embraiagem (apertar a manete da embraiagem totalmente contra o guiador).
-
Premir brevemente o interruptor de arranque para arrancar o motor. O motor de arranque gira até o motor arrancar, mas não mais do que 3 segundos. Se o motor não arrancar, aguardar cinco segundos e tentar novamente.
-
Ao arrancar um motor FRIO , NÃO abrir o acelerador durante o arranque. O regime de ralenti é controlado por computador e será ajustado automaticamente. Deixar o motor aquecer durante pelo menos 30 segundos a rpm baixas após o arranque. Não operar o motor acima das 2.500 rpm. Ao arrancar um motor QUENTE , NÃO abrir o acelerador durante o arranque.
-
Se a luz de verificação do motor ou a luz de baixa pressão do óleo permanecerem acesas após o arranque do motor, parar o motor imediatamente. Consultar as informações sobre a luz de baixa pressão do óleo na Indicadores luminosos no display multifunções (MFD).
NOTICEO funcionamento de um motor com falhas de ignição ou com um cilindro que não está a realizar a ignição pode sobreaquecer e danificar o catalisador e levar à perda de controlo das emissões. NÃO OPERAR o motociclo com falhas de ignição ou com um cilindro que não está a realizar a ignição. - Deixar o acelerador fechado e o motor trabalhar ao ralenti. O regime de ralenti diminuirá gradualmente para o normal à medida que o motor aquece para a temperatura de funcionamento.