Arranque do motor
O sistema de encravamento do motor de arranque permite o arranque do motor apenas quando a transmissão está em neutro ou quando está uma mudança engrenada com a embraiagem desengatada (manete da embraiagem apertada). O motor NUNCA deve arrancar em qualquer mudança excepto em neutro, se o suporte lateral estiver em baixo. Consultar a Suporte lateral.
-
Realizar as inspeções pré-viagem. Consultar a Antes de conduzir. Prender adequadamente qualquer carga.
-
Montar o motociclo e colocá-lo na posição completamente vertical. Recolher o suporte lateral.
TIPPara o sistema elétrico ser ativado com o interruptor de ligar/desligar, a chave com controlo remoto tem de estar dentro do alcance. Consultar a Ignição sem chave. -
Colocar o interruptor de marcha/paragem do motor para a posição de MARCHA.
-
Engrenar a transmissão em neutro.
-
Aplicar os travões dianteiros. Desengatar a embraiagem (apertar a manete da embraiagem totalmente contra o guiador).
-
O motociclo é ativado eletricamente, premindo o interruptor de ligar/desligar. Depois com o acelerador fechado, premir brevemente o interruptor de arranque para arrancar o motor. O motor de arranque gira até o motor arrancar, mas não mais do que 3 segundos. Se o motor não arrancar, aguardar cinco segundos e tentar novamente.
-
Ao arrancar um motor FRIO , NÃO abrir o acelerador durante o arranque. O regime de ralenti é controlado por computador e será ajustado automaticamente dependendo da temperatura do motor e da temperatura do ar. Deixar o motor aquecer durante pelo menos um minuto a rpm baixas após o arranque. Não operar o motor acima das 2.500 rpm. Ao arrancar um motor QUENTE , NÃO abrir o acelerador durante o arranque.
-
Se a luz de verificação do motor ou a luz (ou indicação) de baixa pressão do óleo permanecerem acesas após o arranque do motor, parar o motor imediatamente. Consultar as informações sobre a luz/indicação de baixa pressão do óleo na secção Indicação de baixa pressão do óleo ou na secção Luzes de aviso.
NOTICEO funcionamento de um motor com falhas de ignição ou com um cilindro que não está a realizar a ignição pode sobreaquecer e danificar o catalisador e levar à perda de controlo das emissões. NÃO OPERAR o motociclo com falhas de ignição ou com um cilindro que não está a realizar a ignição.
-
Deixar o acelerador fechado e o motor trabalhar ao ralenti. O regime de ralenti diminuirá gradualmente para o normal à medida que o motor aquece para a temperatura de funcionamento.
TIPNão aumentar as rotações do motor nem engrenar uma mudança imediatamente após o arranque do motor. Deixar o motor ao ralenti durante cerca de 30 segundos após um arranque a quente ou pelo menos um minuto após um arranque a frio (mais tempo com tempo frio). Isto permitirá que o óleo chegue a todos os lados antes de o motor ser colocado sob carga.NOTICENão operar o motor a rpm altas com a embraiagem desengatada ou a transmissão em neutro. O regime do motor máximo seguro é de 5.400 rpm. Nunca exceder as rpm máximas seguras, pois tal poderá resultar em danos graves no motor.