Seguir estas práticas seguras de condução gerais
-
Antes de cada viagem, realizar as Inspeções pré-viagem. A não realização pode resultar em danos no motociclo ou acidentes.
-
Até estar completamente familiarizado com o motociclo e todos os seus comandos, o condutor deve praticar a condução em locais com pouco ou nenhum tráfego. Praticar a condução a velocidade moderada em vários pisos de estrada e em diferentes condições meteorológicas.
-
O condutor deve conhecer as suas competências e limites e adaptar a condução aos mesmos.
-
Permitir que apenas condutores com carta e experientes conduzam o motociclo e só depois de se terem familiarizado com os seus comandos e a operação. Assegurar que todos os condutores leem e compreendem este manual do proprietário antes de conduzirem.
-
Não conduzir cansado, doente ou sob a influência de álcool, medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos de venda livre ou outros estupefacientes. Fadiga, doenças, álcool e medicamentos ou estupefacientes podem causar sonolência, perda de coordenação e perda de equilíbrio. Podem também afetar a atenção e o discernimento.
-
Se o motociclo apresentar um funcionamento anormal, corrigir o problema imediatamente. Consultar o Manual de Serviço INDIAN MOTORCYCLE ou um concessionário INDIAN MOTORCYCLE autorizado.
-
Conduzir defensivamente, como se fosse invisível para outros automobilistas, mesmo em plena luz do dia. A incapacidade de um condutor ver ou reconhecer um motociclo é a principal causa de acidentes rodoviários com automóveis e motociclos. Conduzir onde se é claramente visível para outros condutores e observar cuidadosamente o seu comportamento.
-
Ser especialmente cauteloso em cruzamentos, pois estes são os locais mais prováveis de ocorrência de um acidente.
-
Para evitar a perda de controlo, manter as mãos no guiador e os pés nos apoios dos pés.
-
Ter em atenção que uma barra de proteção do motor não foi concebida para proteger o condutor de lesões numa colisão.
-
Obedecer ao limite de velocidade e ajustar a velocidade e a técnica de condução às condições da estrada, meteorológicas e do trânsito. À medida que se viaja mais depressa, a influência de todas as outras condições aumenta, o que pode afetar a estabilidade do motociclo e aumentar a possibilidade de perder o controlo.
-
Não mover nem operar o motociclo com a direção bloqueada (se disponível), pois uma direção fortemente limitada pode resultar na perda de controlo.
-
Reduzir a velocidade quando:
-
A estrada tem buracos ou um piso em mau estado ou irregular.
-
A estrada tem areia, sujidade, gravilha ou outras substâncias soltas.
-
A estrada está molhada, com gelo ou óleo.
-
A estrada contém superfícies pintadas, tampas de esgotos, grelhas metálicas, passagens de nível ou outras superfícies escorregadias.
-
O tempo está ventoso, chuvoso ou a causar piso escorregadio ou condições em rápida mudança.
-
Existe tráfego intenso e congestionado, não permitindo espaço suficiente entre veículos, ou não flui sem problemas.
-
Está a passar um veículo grande pelo motociclo em qualquer direção, que pode causar uma rajada de vento.
-
-
Ao aproximar-se de uma curva, escolher uma velocidade e um ângulo de inclinação que permitam fazer a curva na própria faixa sem aplicar os travões. Excesso de velocidade, ângulo de inclinação inadequado ou travagem ao fazer uma curva podem causar perda de controlo.
-
A distância ao solo é reduzida quando o motociclo se inclina. Não permitir que os componentes entrem em contacto com a superfície da estrada ao inclinar o motociclo numa curva, pois tal pode causar perda de controlo.
-
Não rebocar um atrelado. O reboque de um atrelado pode tornar o motociclo difícil de manobrar.
-
Recolher completamente o suporte lateral antes de conduzir. Se o suporte lateral não for totalmente recolhido, pode entrar em contacto com a superfície da estrada e causar perda de controlo.
-
Para maximizar a eficácia da travagem, utilizar os travões dianteiros e traseiros em conjunto. Estar atento aos seguintes factos e práticas de travagem:
-
O travão traseiro fornece 40% da potência de travagem do motociclo, no máximo. Utilizar os travões dianteiros e traseiros em conjunto.
-
Para evitar derrapagens, aplicar os travões gradualmente quando a estrada está molhada ou em mau estado ou contiver substâncias soltas ou escorregadias.
-
Se possível, evitar aplicar os travões ao fazer curvas. Os pneus de motociclo têm menos tração nas curvas, pelo que a travagem aumentará a possibilidade de derrapagem. Colocar o motociclo na posição vertical antes de aplicar os travões.
-
Com novas pastilhas e rotores, o acamamento entre ambos demora até 500 km (250 mi) de operação em condições de condução urbana (não a velocidade de cruzeiro em autoestrada). Os travões devem ser utilizados com frequência. Durante este período, o desempenho de travagem será menos eficaz. Evitar o uso abrupto dos travões, a não ser em caso de emergência. A eficiência de travagem aumentará gradualmente durante este período de acamamento.
-
-
Os componentes quentes do motor e do escape podem causar queimaduras na pele e um incêndio se expostos a materiais inflamáveis. Estacionar sempre o motociclo afastado de materiais inflamáveis e num local onde seja improvável que pessoas entrem em contacto com componentes quentes.