Ajuste da correia de transmissão
Executar este procedimento para conseguir um alinhamento e uma tensão da correia adequados. A tensão da correia deve ser ajustada antes do procedimento de alinhamento.
Tensão da correia
Uma correia de transmissão que não esteja devidamente tensionada pode causar ruído da transmissão e danificar a correia de transmissão, causando a possível falha da correia e a perda de controlo do motociclo.
As marcas 1 e 2 são utilizadas como referência para o alinhamento inicial das rodas. As marcas devem estar aproximadamente na mesma posição, tanto do lado esquerdo como direito da roda.
-
Colocar o motociclo na posição vertical com a roda dianteira presa numa prensa para rodas.
-
Remover os alforges (se disponível).
-
Tomar nota das posições da porca de ajuste 1 e 2.
-
Levantar a traseira do motociclo para que o pneu traseiro possa rodar livremente.
-
Desapertar o parafuso do eixo 3 e reapertar com a ESPECIFICAÇÃO DE AJUSTE durante o procedimento de ajuste.
Binário do parafuso
do eixo (ESPECIFICAÇÃO DE AJUSTE):
Binário inicial: 20 N·m (15 lb·pé)
-
Rodar a porca de ajuste do LADO DIREITO 4 para tensionar a correia corretamente.
Deflexão da correia Modelo Deflexão a 4,54 kg (10 lb) de força Chief/Sport Chief/Chief Bobber/Super Chief
28 mm (1,1 pol.)
Alinhamento da correia
Uma correia de transmissão que não esteja devidamente alinhada pode causar ruído da transmissão e danificar a correia de transmissão, causando a possível falha da correia e a perda de controlo do motociclo.
Para minimizar a alteração da tensão da correia, utilizar a porca de ajuste do LADO ESQUERDO apenas para fazer os ajustes finais no alinhamento da correia.
-
Rodar a roda PARA TRÁS. Apertar a porca de ajuste do LADO ESQUERDO até a correia sair de dentro do flange da roda dentada durante a rotação para trás.
IMPORTANTA correia deve seguir até ao centro da superfície dos dentes da roda dentada quando devidamente alinhada 5. Os dentes da roda dentada devem ser visíveis de ambos os lados da correia de transmissão. -
Rodar a roda PARA A FRENTE e verificar se os dentes da roda dentada ainda são visíveis em ambos os lados da correia de transmissão 5
-
Se necessário, desapertar o parafuso do eixo e o dispositivo de ajuste do LADO ESQUERDO até que a correia se desloque do flange direito e comece a seguir o centro do flange da roda dentada conduzida durante a rotação da roda para a frente.
NOTICEPode ser necessário desapertar o parafuso do eixo e bater na extremidade esquerda do eixo para assegurar que se desloca para a frente quando o dispositivo de ajuste é desapertado. O parafuso do eixo tem de ser reapertado com a ESPECIFICAÇÃO DE AJUSTE antes de continuar.
-
O alinhamento da roda traseira é considerado satisfatório quando a correia de transmissão permanece centrada na roda dentada conduzida durante a rotação da roda para a frente e para trás. Os dentes da roda dentada devem ser visíveis de ambos os lados da correia de transmissão.
-
Verificar se a tensão da correia de transmissão ainda está dentro das especificações.
-
Apertar o parafuso do eixo traseiro com o valor FINAL especificado.
TORQUEBinário do parafuso do eixo (VALOR FINAL ESPECIFICADO):
Binário final: 88 N·m (65 lb·pé) -
Acionar várias vezes o pedal do travão traseiro para repor a distância da pastilha do travão.
-
Verificar se a roda gira suavemente e livremente sem arrastar quando o pedal do travão é solto.