Mudanças durante a condução
-
Arrancar o motor.
-
Com o motor em regime de ralenti, aplicar os travões dianteiros.
-
Desengatar a embraiagem (apertar a manete da embraiagem totalmente contra o guiador).
-
Carregar na alavanca de pé para baixo até se sentir a paragem na primeira mudança.
-
Soltar a manete do travão.
-
Soltar a manete da embraiagem e abrir o acelerador (rolando o punho de controlo do acelerador para trás) simultaneamente num movimento suave. À medida que a embraiagem começa a engatar, o motociclo começa a mover-se em frente.
-
Para mudar para uma mudança superior, acelerar suavemente até à velocidade de passagem de caixa recomendada. Consultar a tabela Velocidades recomendadas para passagens de caixa. Com um movimento rápido, fechar o acelerador completamente e desengatar a embraiagem simultaneamente. Levantar a alavanca de pé até se sentir a paragem na mudança seguinte. Soltar a manete da embraiagem e abrir o acelerador simultaneamente num movimento suave.
- Para engrenar uma mudança mais baixa (passagem para mudanças inferiores), apertar a manete da embraiagem na direção do guiador e fechar o acelerador simultaneamente. Carregar na alavanca de pé para baixo até se sentir a paragem na mudança seguinte. Soltar a manete da embraiagem e abrir o acelerador simultaneamente.
-
Reduzir a velocidade antes de passagens para mudanças inferiores. Realizar passagens para mudanças inferiores sempre às velocidades recomendadas para passagens de caixa.
-
Usar sempre extrema precaução ao realizar passagens para mudanças inferiores em superfícies molhadas, escorregadias ou de baixa tração. Soltar a manete da embraiagem muito gradualmente nestas condições.
-
Evitar passagens para mudanças inferiores em curvas. Realizar passagens para mudanças inferiores antes de entrar na curva.